Dicas para servir Champagnes

*Para servir um champagne deve-se ter atenção a alguns preceitos básicos. O primeiro diz respeito à temperatura, que deve se situar em torno dos 8ºC, podendo chegar a 10ºC. Para os grandes champagnes safrados pode chegar a 14ºC. Para se atingir esta temperatura, bastam cerca de 20 a 30 minutos num balde com água e gelo ou três horas de refrigerador. Não coloque seu champagne no freezer.
*As taças recomendadas são as "flutes" de cristal,
por conseguirem diminuir a superfície de vinho em contato com o ar, e assim manter suas características de "perlage" por muito mais tempo.
*A "perlage" é simplesmente a coroa de espuma formada pelas bolhas de gás carbônico no topo da taça. *Atenção na hora de abrir a garrafa, não permitindo o estouro da rolha, pois isto tem como conseqüência a perda das preciosas borbulhas. Abra a garrafa como um suspiro. Copos resfriados pelo próprio vinho evitam a espuma exagerada e favorecem a "perlage". Um bom champagne deve ter as fileiras de gás mais finas possíveis, subindo com força e constantemente.
*É falsa a idéia de pensar em servir o champagne durante toda refeição ou festa. O champagne é antes de tudo um vinho e devemos procurar a harmonia entre os pratos, os momentos e as pessoas.