Dicas para abrir um vinho

  • Um dos principais fatores é a temperatura que vai ser servido o vinho, para isto o principal é indenfica-lo primeiro, quanto a sua variedade, idade e coloração.
  • Cada vinho possui sua temperatura ideal, podendo variar de 6° para vinhos brancos jovens a 20° para tintos envelhecidos.
  • Outro detalhe importante que se deve levar em consideração, é quando o saca-rolhas penetra na rolha, não permitindo assim que o atravesse, pois acarretará no esfarelamento da rolha, que entrará em contato com vinho, criando uma grande dificuldade na avaliação do produto, principalmente quando se trata de vinhos antigos.
  • Os vinhos armazenados a mais de três anos deve-se haver o cuidado de não se agitar a garrafa, poís assim, com o tempo têm a tendência de formar cristais sólidos no fundo da garrafa, assim despertando-os. Se estes cristais forem despertados, será necessário decantar o vinho, este processo consiste em separar os resíduos do vinho, através de transferência do líquido para outro recipiente, assim deixando estes cristais no fundo da primeira garrafa.
  • Quando se abre o vinho, este deve ser consumido rapidamente, de preferência no mesmo dia, pois o vinho em contato com o ar, oxida, e começa a perder suas qualidades