DEFINIÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS VINHOS.


Definição de Vinho :
Seguindo Normas NA Legislação vitivinícula , Uma Denominação Vinho atributo e exclusivamente a bebida Que resultados obtidos para fermentação alcoólica da uva da UO fresca do mosto , hum com Conteúdo Mínimo de 7 % de alcool .

Classificação dos Vinhos :

Quanto a Classe :
Vinhos de Mesa: Com graduação alcoólica de 10 ° a 13 ° g / l, com Até 1 ( uma) Atmosfera de Pressão de gás carbônico a 20 ° C.
Vinhos leves : Os Que Possuem A SUA
graduação alcoólica ente 7 a 9,9% do volume total de Seu , obtidos Pela fermentação natural de açúcares SEUS vitis viníferas de Geralmente , Produzidos nd Própria safra , vedada UM Elaboração A partir do vinho de mesa.
Nobres e Vinhos Finos : São Classificados Através de Entre SUA graduação Que PoDE ocilar 8,6 % a 14,0 do volume SEU, castas São Nobres Elaborados com, Aonde o Processo Tecnológico Adequado assegura Como Características de CADA Variedade , geralmente vitis viníferas São Elaborados com, abrindo Uma exceção As variedades Criolla Grande e Cereza .


Vinhos Espumantes Naturais : É o vinho provém de Que Uma segunda fermentação alcoólica nd garrafa , método Champenoise em UO tradicional Grandes recipientes - método Charmat , tendão Pressão Mínima de 4 quatro ( ) Atmosferas um 20 ° C e Sua graduação alcoólica Entre 10 a 13% .

Vinhos Espumantes Moscatel OU mostro Espumante : É o vinho Que Através da fermentação do mosto OU mosto conservado em recipientes Fechados adiquire o ANIDRIDO carbônico , com Pressão Mínima de 4 quatro ( ) Atmosferas e Conteúdo Alcoólico de 7 a 10% e remanescente Mínimo de 60 gramas de Açúcar Por litro , Não Sendo Brasil o remanescente de 20 gramas Por litro .
Frisantes Vinhos : Teor alcoólicos entre 7 Contém Conteúdo COM UM de 13% ANIDRIDO carbônico de 1,1 até 2 Atmosferas de Pressão a 20 ° C gaseificados OU natural.
Vinhos Gaseificados Doce Filtrado ou: E o Resultado da Adição de ANIDRIDO carbônico puro Processo qualquer POR, UM Apresentando Conteúdo Alcoólico entre 10 a 13 % em volume e Uma Pressão compreendida Entre 2,1 a 3 Atmosferas a 2 ° C.
Vinhos Licorosos : Contém Conteúdo alcoólica em adquirido natural OU 14 a 18% do volume SEU, Sendo Nestes vinhos permitido o Uso de álcool etílico , mosto concentrado , caramelo , simples Mistela, açúcares e caramelo de uva .
Compostos Vinhos : Teor Alcoólico Possuem de 15 a 18% em volume , obtidos Estes Pela Adição de macerados OU concentrados de plantas aromáticas amargas OU Origem de substancias minerais OU animal, álcool etílico , açúcar , caramelo e Mistela simples, Sendo que 70% do Seu Conteúdo Deverra Ser de vinho .
Champanha : (Champagne ):È o Vinho Espumante , produzido Na região de Champagne- França, Cujo ANIDRIDO carbônico Seja Resultante , unicamente, de fermentação alcoólica Uma segunda do vinho , em garrafa Grandes OU em recipientes , com graduação alcoólica do mosto de uva da uva moscatel moscato ( ) em Recipiente grande garrafa OU COM Pressão Mínima de 3 Atmosferas .



Classificação dos Vinhos Compostos :

Os Vinhos Compostos São Classificados em vermute , Quinado , Gemado .
Vermute : È o vinho Composto Que contiver losna ( Artemísia adsintthin , L) Entre seus Componentes aromáticos , com aa Em adição de macerados OU concentrados de plantas aromáticas OU amargas .
Gemado : Vinho Composto Que contenha gema de ovo .
Quinado : Vinho Composto Que contenha quina ( chinchona OU SEUS híbridos )
Composto com jurubeba : È o Composto Que contenha vinho NA SUA Composição paniculatum jurubeba ( Solanum ).
Composto Ferroquina ou: È o vinho Composto Que contenha citrato de ferro amoniacal e quinino .


Quanto a Cor Pode- se Classificar em :
* Vinhos Tintos
* Vinhos Rosé Clarete OU
* Vinhos Brancos


Quanto ao Teor de Açúcar : (Expresso em gl de glicose )
Para os vinhos leves , de mesa, frisantes e finos :
Secos : Até 4 com quatro ( ) gl de Açúcar
OU Demi -sec meio seco : com Teor superior a 4 e Até 25 gl de Açúcar
Suave doce ou: com Teor superior a 25 e Até 80gl de Açúcar


Para Vinhos Espumantes Naturais OU Gaseificados
Natureza : com até 3 (três ) gl de Açúcar .
Extra brut : com Teor superior a 3 e 8 Até gl de Açúcar
Brut : com Teor superior a 8 e Até 15 gl de Açúcar
Sec OU Seco : Teor superior a 15 com e Até 20GL de Açúcar
Demi- sec, doce Meio OU, meio seco : com Teor superior a 20 a 60 gl de Açúcar
Doce : Teor UM superior com 60 gl de Açúcar.



Para os Vinhos Licorosos :
Seco: com até 20 Vinte () gl de Açúcar
Doce : com Teor superior a 20 gl de Açúcar




Para os vinhos Compostos :
OU secos Seco: com até 40 gl de Açúcar
Meio -seco OU meio doce : com Teor superior a 40 e Até 80 gl de Açúcar
Doce : com Teor superior a 80 gl de Açúcar.





Classificação das Bebidas VINICAS :

Mistela Mistela Simples ou: è o mosto simples Não fermentado , adicionado de álcool etílico Até Limite Máximo hum de 18% de álcool em volume e com teor de Açúcar de uva Não inferior UM GL 100, É Proibida Uma aadição de sacarose OU Outros edulcorantes .


Composta Mistela : Graduação alcoólica de 15 a 20% em volume , contemplação Que o Mínimo de 70 % de Mistela e 15% de vinho de mesa , coma Adição de Ervas amargas OU aromáticas .


Jeropiga : Bebida Elaborada com mosto de uva fermentada Parcialmente , COM adicionado de álcool etílico potável , com graduação alcoólica Máxima de 18% e de Teor Mínimo de-açúcar de 7 (sete ) por 100 gramas (CEM) mililitros do Produto .


Pineau : Bebida Obtida do mosto das Variedades Ugni Blanc, Folle Blanc OU Colombard , alccol com aguardente vínico e envelhecido , ESTA Mistura Deverra repousar Por No Mínimo 6 Meses em Barricas de madeira, SUA graduação alcoólica Deverra Estar compreendida entre 16 e 22 % em volume de 20 ° C.




Classificação dos Destilados à Base de Vinho :


De São OS Produtos obtidos da destilação do vinho .



Pisco : È Uma Bebida com graduação alcoólica de 38 ° a 54 ° g / l , obtido da destilação do mosto fermentado de uvas aromáticas .


Conhaque Brandy : Destilado simples de vinho com nenhum minimo 6 (seis ) meses de envelhecimento , com graduação alcoólica , obtidos de Destilados e do Vinho / OU Aguardente de Vinho. Os Brandys e Conhaques Finos Serao Classificados Tipos POR, segundo o tempo de envelhecimento de SUA Matéria-prima .



Licor de Conhaque Fino de Brandy : È Uma Bebida com graduação alcoólica de 18 ° a 54 ° g / l, tendão Como Matéria-prima Uma bagaceira .



Aguardente de bagaço , bagaceira OU Graspa : È a bebida com graduação alcoólica com No mínimo 38 a 54% a 20 ° C, Obtida Através de Destilados alcoólicos simples de bagaço de uva , SEM OU COM borras de vinho, podendo Ser Feita Uma Retificação parcial Seletiva , Sendo Não superior a 1 ( UM mililitros ) por grama 100 (CEM) .



Destilados de Vinho aromático : Destilado de graduação com 35% a 54% , obtidos A partir de Destilados alcoólicos simples de Vinhos, com uvas Elaborados reconhecidas e aceitas Devidamente aromas e sabores Por SEUS , podendo Ser Destilados Na presença das borras .