Orientação para Fritura de Coxinha de Frango Congelada

  •  A coxinha de frango congelada deverá ser retirada do congelamento e mantida durante 10 a 15 minutos em temperatura ambiente, tempo bastante para perder os cristais de gelos que se formam normalmente durante o congelamento, (exceto no ultra congelamento).
  •  O óleo da fritura deverá estar a temperatura de 180ºC.
  •  As coxinhas deverão ser totalmente imersas no óleo quente.
  •  Deverá ter-se o cuidado de colocar as coxinhas aos poucos, (nunca colocar o pacote de 2 kg de uma só vez, pois isto fará baixar bruscamente a temperatura do óleo da fritura), virando-as sempre com auxilio de uma espumadeira, enquanto ficam douradas.
  •  Em poucos minutos, (3 a 4), a coxinha deverá estar dourada e crocante.
  •  Deixar sobre papel absorvente por alguns minutos para absorção do óleo residual.
  • Cuidados para Evitar o Encharcamento
  • Não deixar a coxinha descongelar completamente. Isto a deixará amolecida. Desta forma, a massa não poderá oferecer resistência ao óleo quente que acabará se infiltrando na massa indo até o recheio encharcando a coxinha.
  •  Não pré-aquecer a coxinha em forno. O preaquecimento irá ressecar a massa abrindo estrias ou sulcos que serão a porta de entrada do óleo quente e conseqüentemente deixará a coxinha encharcada
Conseqüências do Encharcamento
  • As coxinhas encharcadas perdem o sabor especial da Coxinha de massa leve e temperada.
  • Aumentam a quantidade de óleo a ser ingerido pelo consumidor implicando na questão do aumento de calorias.

 Não se aplica o Descongelamento Técnico a Coxinhas
  • O descongelamento técnico, não se aplica a coxinha de frango congelada para fritura, porque a massa que forma o produto é pouco volumosa permitindo que o calor penetre rapidamente e integralmente no centro geométrico da coxinha.
  • O descongelamento por longo tempo da coxinha de frango é desnecessário e perigoso, pois devido ao seu pequeno volume, descongela em pouco tempo, ficando o alimento além de amolecido, exposto a temperatura de resfriamento, perigosa para a sua conservação.

Comentários

  1. muito boa dicas acho que resolvi problema de encharcar bolinhos e coxinhas

    ResponderExcluir
  2. MTU bom ...bem explicado!

    ResponderExcluir
  3. bom esses processos evira aquelas rachaduras nas coxinhaa ou nao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Evita. Na dúvida, você poderia ainda empaná-las novamente somente na farinha de rosca, caso a coxinha esteja amolecida. Isso seria uma maneira de tentar salvar sua coxinha. Muitas das é assim que eu faço.

      Excluir
  4. Agora eu sei porque minhas cozinhas estouravam gostei da dica

    ResponderExcluir
  5. Agora eu sei porque minhas cozinhas estouravam gostei da dica

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. As coxinhas devem sempre ser empanas, caso contrário estouraria ou encharcaria totalmente, ou até corre o risco em se desmanchar inteiro. Passar a coxinha no ovo batido e depois na farinha de rosca. cria uma pelicula protetora evitando problemas depois.

      Excluir
  7. Como faso para fritar varios salgados n mesmo oleo e fica com farinha d rosca queimada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queimar farinha de rosca, significa óleo muito quente. E fritar vários salgados diferentes não é recomendado pela diferença de recheio e tamanhos que cada um tem, levando-se em conta que cada salgadinhos tem um tempo diferente para ser fritos. Por isso está acontecendo a queima da farinha de rosca. Repare também se seus salgados estão com excessos de farinha, se estão, faça que ao empanar fique o menos possível de farinha grudado nele, para evitar aquele excesso de farinha no fundo. Na hora de fritar não coloque muitos salgados, isso vai esfriar a óleo correndo o risco de encharcamento. Sempre frite aos poucos usando uma panela menor e funda para que o salgados fique submerso de óleo, ou seja, totalmente coberto com óleo. Use o truque do palito de fosforo. Jogue o palito no óleo quando estiver quente o palito pega fogo. ISSO SIGNIFICA QUE O ÓLEO ESTÁ NO PONTO CERTO PARA FRITURA. BOA SORTE

      Excluir
  8. Oi , faço salgados congelados e qdo faço as coxinhas e coloco para congelar percebo que a massa esta com algunmas rachaduras, pq acontece isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As rachaduras pode ser devido ao manusear a massa das coxinha tenha ressecado e ao moldar as rachaduras ficaram mais evidentes. Matenha massa sempre protegida coberta por algo que evite o ressecamento, e não demore para empanar pois isso também pode provocar essa rachadura. Cuidado com o excesso de recheio

      Excluir
  9. Olá. Parabéns pela dicas. Tire uma dúvida, por que ao fritar coxinhas costuma soltar uma casca fina que parece ser do empenamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casquinha solta é porque não foi empanada corretamente. Na verdade a empanada dever ficar mais sequinha possível e não úmida excessivamente.

      Excluir
  10. Outra dúvida, qual é a melhor forma de empanar? Com leite e água ou com clara de ovos? Isso para grande quantidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se for usar agua ou leite, os dois devem estar bem gelado. Passe rapidamente por eles tire todo e qualquer excesso depois empane. Com clara fica mais sequinha a empanada. Mas acrescente um pouco de água bem gelada e tire o excesso em empane. Boa sorte.

      Excluir
  11. Olá. Parabéns pela dicas. Tire uma dúvida, por que ao fritar coxinhas costuma soltar uma casca fina que parece ser do empenamento?

    ResponderExcluir
  12. Entrei aqui pra só pra saber se óleo deve estar quente ou frio, impossível saber qual momento o óleo estará a 180 graus, obrigado por nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tiver um termômetro culinário, instrumento usado para esse fim, não é impossível. Caso não tenha, existe alguns truques que ajudam a melhorar a qualidade das frituras. Veja nos comentários. Obrigada e boa sorte

      Excluir
  13. Oi.. comprei um balde de gordura vegetal para usar no meu dellivery mas as batatas não estão ficando crocante, sabe oque pode ser? Com o óleo estava bom, mas disseram que a gordura além de durar mais deixa o Sabor do alimento muito bom! tenho uma fritadeira água e óleo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. talvez você esteja usando a batata não adequado para fritura. O que eu sei que existe tipos de batata que podem ser usados para esse fim. E outras que são péssimas para ser fritada. O que mais é usada e que é boa para fritura é a batata Asterix de casca rosada e polpa meio amarelada. Não uma expert em batata mas sugiro que procure o SEBRAE para fazer o curso que o ajude a não ter desperdício. Boa sorte

      Excluir
  14. Minhas coxinhas estão queimando logo quando às ponho no óleo e faço tmb o esquema do palito no óleo mais ainda sim acontece estou ficando aflita pessoas sua ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe algum truque para amenizar esse problema. Um deles é usar panela menor e colocar menores quantidade de salgados. Além disso o salgado deverá ficar submerso, ou seja, completamente coberto pelo óleo. Isso faz frita o salgado por igual. Além desse teste do palito, tente fazer o teste da farinha de rosca. Polvilhando com os dedos um pitada de farinha de rosca, ao notar que deu uma leve fritadinha, pode começar a fritar colocando um por um, observando se algo acontece ao colocar os salgados, você percebe que deu uma parada na fritura por alguns instante, alguns minutos depois o óleo volta a ferver, isso significa que colocou salgado demais na panela. E de vez quando mexa os salgados para fritar por igual. NUnca use fogo alto, isso faz queimar não só os salgados mas funda da panela também. E o principal, não tenha pressa para fritar, pois normalmente é isso que fazer queimar os salgados

      Excluir

Postar um comentário

*Leia atentamente seu comentário.
*Todos os comentarios são moderados.
*Ofensas pessoais, xingamentos, ameaças e spam não são aceitos e serão excluidos.
*Faça comentarios referente ao post relacionado ou ao blog.
*Pode fazer sugestões desde que seja relacionado ao TEMA DO BLOG.
*Fique atenta aos erros de português ou expressões miguxês também serão excluidos.