Dicas sobre Vinhos

12 Dicas de como comprar um bom vinho, servir e armazenar


1- Busque locais onde haja variedades de vinhos, e alta rotatividade, assim sua chance de comprar um vinho armazenado em condições impróprias será quase nula. Dê preferência a lojas especializadas ou grandes supermercados.
2- Priorize vinhos novos, últimas safras, poderá identificar no rótulo a safra. Ah se o vinho for de variedade branca opte pelo mais novo, assim sua chance de pegar um vinho com alta acidez é muito pequena.
3- De uma olhadinha no rótulo, prefira cortes ou varietais, e se não é um consumidor assíduo não compre vinhos reservas/ envelhecidos no carvalho.
4- Examine bem a garrafa antes de
compra-la, muito cuidado com a rolha, esta deve estar em boas condições, assim permite que o vinho mantenha seus aromas e sabores.
5- Observar a coloração do vinho, se este possuir, no caso de brancos, cor dourado, tentando para o marrom e no caso dos vinhos tintos, muito acastanhado, será um sinal de oxidação.
6- Procure armazenar os vinhos sempre deitados, assim a rolha se mantem umedecida e não criará dificuldade quando se for abrir a garrafa. Quanto ao armazenamento, que seja num lugar arejado, longe de odores, escuro, pode haver um pouco de umidade.
7- No verão refresque os vinhos tintos em 15 graus para vinhos tintos leves, 18 graus para tintos encorpados. Os vinhos brancos leves e espumantes, serve-se na temperatura de 7 graus e os encorpados em 11 graus, assim não se perdem os aromas e sabores do vinho branco.
8- O preço não determina a qualidade do vinho, por isto pesquise e leia o rótulo do vinho, verifique todas informações sobre o produto.
9- Busque comprar vinhos que se identifique com a sua personalidade, vinhos nacionais possuem as mesmas qualidades que os vinhos importados, dê a oportunidade.
10- Quando tiver uma reserva grande de vinhos na adega, faça uma ficha de controle, da data, variedade, previsão de consumo, acompanhamento, assim terá o controle da sua adega.
11- Se o vinho apresentar cristais sólidos e borras na sua composição, não quer dizer que não está apto para o consumo, mas sim que precisa ser decantado. Este processo poderá ser feito em casa, deixa-se a garrafa de pé, descansando por alguns minutos até os sólidos se encontrarem no fundo da garrafa, após esse 'descanso', contra a luz de uma vela, separa-se o líquido das partes sólidas, passando para outra garrafa tendo o cuidado dos sólidos ficarem retidos no fundo da garrafa.
12- E a mais importantes de todas, faça desse momento um momento mágico, com uma pessoal muito especial, afinal estas degustando a bebida dos deuses, eles dizem amém